O mais importante para ter um bom ensaio é realmente ter um plano do que você quer fazer. Parece sangrar óbvio, mas é engraçado como raramente é feito. Existem duas fases óbvias para uma banda no ensaio: construir uma lista de músicas, refinar uma lista de músicas. Quando estamos no modo de construção de setlist, trazemos no máximo 4 novas músicas para o ensaio. Tentar trabalhar em mais é muito difícil se você realmente quiser acertar.

Se você estiver no modo de refinamento da lista, tente tocar as músicas em ordem, uma de cada vez. Se houver uma grande falha no início, você pode começar de novo, mas geralmente você deve anotar aquelas que não estavam certas e voltar para elas no final.

A ideia de fazer uma pausa também é importante. Claro, o espaço para o ensaio nem sempre é barato, então você quer tentar maximizar seu tempo, mas uma pausa de 10 minutos no meio de uma sessão de duas ou três horas o manterá atualizado e concentrado.
E acima de tudo, sejam pontuais, chegue na hora e esteja prontos!

2. O que é importante?

Quando você estiver montando a estrutura do ensaio, pense no que deve "trabalhar" e não no que "deseja". Idealmente, você deve realmente ter seu material existente antes de começar a introduzir coisas novas; portanto, verifique se você está confortável com uma música antes de seguir em frente. Se você encontrar problemas com uma música por algumas semanas, aloque mais tempo para fixá-la na próxima semana.

3. Quem é o chefe?

Embora idealmente uma banda seja a colaboração perfeita entre indivíduos que pensam da mesma forma, raramente é assim na vida real. Alguém tem que liderar o processo de ensaio. Há algumas maneiras de abordar isso: designar alguém para dirigir o ensaio inteiro ou designar líderes diferentes para cada música. Quando alguém está no controle, você será muito mais eficaz e os debates sobre como você quer que uma música pareça podem ser moderados.

4. Você já fez sua lição de casa?

A coisa mais importante quando se trabalha em capas ou material existente é conhecer cada música! Você sabe quando algo está desafiando você, então não perca o resto do tempo da banda usando o ensaio para trabalhar em algo que você poderia ter feito em casa. Se for uma música nova, baixe a guia ou os acordes e pratique-a. Também é uma boa ideia se cada nova música for atribuída a um membro da banda e é responsabilidade deles circular tablaturas, letras e acordes e até a parte de gerenciar os vídeos do YouTube. Isso manterá todos vocês cantando da mesma sintonia.

5. Aquecer e definir níveis

Sim, isso está começando a soar como treinamento de futebol. Portanto, existem algumas maneiras de se aquecer: mexer com um padrão básico de blues de 12 compassos, ou, talvez mais eficaz, é escolher uma música de aquecimento que não faça parte do seu set list. Pelo menos assim, o cantor pode afrouxar seus cachimbos também. Este é o momento de verificar os níveis e garantir que seu ensaio possa fluir ininterruptamente. E, ao definir níveis, isso significa manter o som abaixo dos níveis de sangramento no ouvido. As salas de ensaio são pequenas e o barulho alto não se dissipa muito bem, então resista à tentação de acioná-lo e seus ouvidos agradecerão.

6. Grave

Sempre que possível, você deve gravar seus ensaios - não importa qual é a qualidade, pois você não usará as gravações para outra coisa senão sua própria referência. Ouvir uma gravação de ensaio pode realmente ajudar a identificar problemas que a banda tem com as músicas.

7. Faça certo!

Não fique satisfeito quando uma música estiver "ok". Você precisa realmente trabalhar uma música até que ela se torne uma segunda natureza. É muito fácil ficar satisfeito com uma música antes que você realmente deva estar, todo mundo quer passar para a próxima coisa depois de tocar a mesma música meia dúzia de vezes, mas se não estiver certo, toque novamente. Entretanto, se você é realmente disciplinado sobre isso, só deve passar para uma nova música quando tocar a atual com o padrão que deseja duas vezes seguidas. O objetivo é manter o foco e, enquanto estamos nisso, não convide amigos para os ensaios: ensaios não são "performances", é o momento de praticar e fazer isso sem distrações.

8. Novos materiais mantêm você atualizado

Algumas das melhores experiências divertidas de ensaio acontecem quando você está experimentando músicas pela primeira vez - especialmente se os membros da banda fizeram o dever de casa e aprenderam os detalhes da música antes do tempo. O único momento para não ter material novo em seu plano de ensaio é quando você está nos estágios finais de pregar um set list antes de um show.

Caso contrário, sempre tenha algo novo para tentar. Uma boa maneira de fazer isso é revezar para trazer uma nova música para o ensaio, e o membro relevante da banda assume a responsabilidade como diretor musical de definir como eles querem que a música soe. Contudo, se você não tem nada de novo, uma boa alternativa é pegar uma música existente e tentar tocá-la em um estilo diferente.

9. O palco também precisa ser praticado.

Ao se aproximar de uma apresentação, idealmente, você deve realizar um ensaio que reflita a apresentação ao vivo o mais próximo possível, mesmo entre as brincadeiras entre as músicas. Acostume-se com o fluxo das músicas e acostume-se a algumas transições de músicas que podem exigir um pouco mais de tempo (como uma troca de guitarra). Obviamente, é aqui que filmar o ensaio pode ser realmente benéfico.

10. Então, como você foi?

É realmente importante ter um post-mortem genuíno no final de uma sessão e também iniciar o processo de planejamento da próxima. Se você não fizer isso, coisas importantes serão perdidas quando você se encontrar novamente. Entretanto, alguém deve tomar notas de onde você está com cada música, destacando todas as áreas para trabalhar na próxima vez. É como tomar notas em uma reunião ou classe. Portanto, se você desenvolver a disciplina para fazer esses ensaios, será significativamente mais eficaz.